Como gerar tráfego – 7 dicas importantes para o seu site

Tráfego é essencial para a sobrevivência de qualquer site.

Como diz o Henrique Carvalho, do Viver de blog, tráfego é como se fosse o oxigênio do seu blog. Sem ele, seu blog não tem vida, ou seja, não lucra nem se mantém “vivo” entre os milhões de concorrentes.

Se você está aqui é porque você demonstra interesse em manter seu blog vivo e lhe rendendo alguns trocados. É muito bom o seu interesse

Uma dúvida constante que sempre me perguntam é sobre como gerar tráfego, melhor ainda, tráfego orgânico.  Ao final desse artigo, você aprenderá mais sobre:

  • O que é tráfego orgânico
  • O que é tráfego pago
  • 7 dicas para gerar tráfego

O QUE É TRÁFEGO ORGÂNICO

É o tráfego natural, de graça, gerado através dos mecanismos de pesquisa. É quando alguém digita no Google alguma palavra chave e através dessa pesquisa o usuário chega até seu site.

Porém, para se chegar às primeiras páginas do Google, é preciso cumprir uma série de etapas e trabalhar duro pra isso acontecer. Há quem diga que o Google hoje conta com mais 200 critérios de posicionamento de sites.

Entretanto, nem tudo está perdido. Ao longo desse artigo você aprenderá 6 formas de gerar tráfego para o seu site.

O QUE É TRÁFEGO PAGO

Tráfego pago, como o próprio nome diz é quando você paga gerar visitas ao seu blog. Esta alternativa de tráfego se for aplicada da maneira correta, pode alavancar rapidamente o seu blog na web.

Vamos ver algumas formas de tráfego pago:

Facebook ads – é uma ótima forma de alcançar milhares de pessoas e gerar visitas para seu blog. A dica é segmentar o público para gerar tráfego qualificado, ou seja, pessoas que realmente tendem a ter mais interesse em seu conteúdo.

Para criar seu anúncio no Facebook, basta acessar: https://www.facebook.com/ads/create

Se você deseja ser um expert em Facebook ads, indico o curso do Ramon Tessmann, o Facebook PRO. É o curso mais completo do mercado e tem muita gente faturando alto com este treinamento.

Google AdSense – Já pensou em ter um anúncio no Google? É possível e também gera excelente tráfego para seu blog. A proposta do Google é que você seja encontrado por clientes no exato momento em que eles pesquisarem no Google pelo que você oferece.

Além disso, pague somente quando eles clicarem para visitar seu site ou ligarem para sua empresa. Interessante?

Faça o seu anúncio: http://www.google.com.br/adwords/start/

Se você quer aprender mais sobre como anunciar de forma que gere lucro no Google, siga as dicas do irmão do Ramon Tessmann, o Thiago Tessmann: https://www.youtube.com/user/mestredoadwords esse camarada entende do assunto.

Banners Online – Os banners online têm sido utilizados por grande parte dos blogueiros para gerar tráfego para seu site.

Neste tipo de anúncio, você precisa negociar com o dono do site que você deseja anunciar e combinar os valores de banner. Normalmente são pagos por CPM (custo por mil impressões, ou seja, paga-se um valor a cada mil exibições do seu banner).

A dica é você anunciar em sites com boa relevância na internet e se possível que seja dentro do seu nicho de atuação.

Um site que faz este tipo de anúncio é do Paulo Faustino, o http://www.escolhadinheiro.com

Para anunciar no site do Paulo, acesse o link: http://www.escoladinheiro.com/publicidade/ e combine o seu tipo de anúncio.

Sempre que possível invista em tráfego qualificado para seu site. Lembre-se, tráfego é o oxigênio do seu blog, sem ele seu site não ficará vivo na web.

7 DICAS PARA GERAR TRÁFEGO

Dica 1 – Seu site precisa ser especialista em alguma coisa.

Sites especializados em um assunto específico tendem a receber tráfego mais qualificado e terem mais chance de sucesso. Além disso, sites desse tipo são mais fáceis de serem gerenciados por apresentar um nicho mais segmentado.

Outro beneficio de um site especializado em um assunto é que você poderá direcionar melhor os seus produtos ou de afiliados para os seus visitantes. Quando seu site é reconhecido como especialista em um nicho, as chances de conversão de vendas são maiores.

— Está gostando das dicas? Essas dicas e muitas outras vocês encontram no meu ebook ->  Baixe agora.

Dica 2 – Geralmente, quem produz conteúdo para o blog possui muitas idéias a serem passadas aos seus leitores. A dica aqui é não esgotar este assunto em um único artigo e subdividir este tema em diversos artigos.

Você publica o artigo especifico, ao final dele você terá os links para os próximos artigos que continuem falando sobre este conteúdo.

Dessa forma o visitante irá continuar navegando em seu blog, gerando mais engajamento, visibilidade e melhor posicionamento nos mecanismos de busca.

Dica 3 – Ainda falando sobre conteúdo, segue outra estratégia muito importante para gerar tráfego para o blog. Você já deve ter visto que muitos blogs colocam hiperlinks em palavras chaves que direcionam o leitor para uma página dentro do blog.

Esta estratégia é conhecida como “link interno”. Esta dica aumentará o tempo de navegação do usuário em seu blog, aumentando novamente a visibilidade e relevância.

Dica 4 – Crie artigos dignos de uma boa leitura. Quando o conteúdo é útil ele gera acessos, quando ele gera acessos ele gera posicionamento nos mecanismos de busca e também gera compartilhamento nas redes sociais.

As pessoas compartilham umas com as outras quando acreditam que podem ajudar os seus amigos com o seu conteúdo. Aí que vem nossa dica número 5.

Dica 5 – Facilite o compartilhamento do seu conteúdo nas redes sociais. Ter os botões de compartilhamento é quase obrigatório para todo blogueiro se manter vivo na web.

Existem muitas ferramentas que você pode utilizar para isso, algumas gratuitas e outras pagas. Segue a lista:

Dica 6 – Crie títulos persuasivos. Um título persuasivo bem produzido pode ser o grande diferencial para gerar acessos em seu conteúdo.

Esses títulos podem ser utilizados tanto nos compartilhamentos nas redes sociais, nas estratégias de e-mail marketing e no próprio blog.

É o título que irá definir se seu visitante irá ler ou não o seu artigo. Se ele vai clicar ou não nos links que ele recebeu por e-mail e nas redes sociais.

Abaixo, segue algumas dicas para escrever bons títulos:

  • Título ser útil ao seu leitor.
  • Título com senso de urgência, algo que incentive a acessar o mais rápido possível o conteúdo.
  • Título com benefício único, algo que ele precisa acessar naquele momento ou ele irá perder a oportunidade.
  • Título claro e objetivo, em torno de 90 a 100 caracteres.

Dica 7 – Melhore o tempo de carregamento do seu site

A velocidade de abertura do site é um critério que faz diferença nas SERP do Google. Aliás, o próprio Google que revelou isso – coisa rara de acontecer. Verifique o tempo de resposta do seu servidor versus o de seu concorrente e acompanhe o tempo de carregamento total da página. Com isso, você melhora a experiência do usuário como um todo e não somente dos que acessam seu site via trafego orgânico.

Uma das formas de você fazer isso é acessando o site: http://gtmetrix.com/, por a URL do seu blog e depois clicar em GO. Logo abaixo do teste realizado é exibido um relatório com os possíveis problemas do seu site e como resolvê-los.

RESUMO

Tráfego é essencial para o seu blog, sem ele seu site não sobrevive.

Trafego orgânico é o tráfego natural, vindo dos mecanismos de busca – o Google, por exemplo.

Tráfego pago, como o próprio nome diz é quando você paga gerar visitas ao seu blog. Você pode fazer isto através do Facebook Ads, Google Adwords, anúncios no YouTube, etc.

As 7 dicas para gerar mais tráfego para o seu blog são:

  • Dica1 – Tenha um site especialista num determinado assunto. Sites desse tipo tendem a receber mais acessos, mais vendas e é mais fácil de gerenciá-lo.
  • Dica 2 – Subdivida artigos grandes em mais partes. Isso aumenta o tempo de navegação no seu site e relevância, o que é ótimo.
  • Dica 3 – Crie hiperlinks dentro dos seus artigos, levando o seu leitor para outro artigo seu. Isso novamente aumenta o tempo de navegação (mais tempo navegando = mais cliques nos seus anúncios, banners, etc.)
  • Dica 4 – Crie artigos dignos de uma boa leitura. Nada de artigos forrecas. Artigos bem elaborados e que sejam úteis ao seu leitor, têm grande chance de serem compartilhados. O que é ótimo para relevância do seu site.
  • Dica 5 – Facilite o compartilhamento dos seus artigos. Isso além de gerar um “Buzz” nas redes sociais, contribui novamente para aumentar a relevância do seu site e aumentar o seu posicionamento no Google. Utilize os plug-ins como sharethis e addthis para cuidar disso para você.
  • Dica 6 – Crie títulos persuasivos. É o título que irá definir se seu visitante irá ler ou não o seu artigo. Se ele vai clicar ou não nos links que ele recebeu por e-mail e nas redes sociais.
  • Dica 7 – Melhore o tempo de carregamento do seu site. Faça um teste no site: http://gtmetrix.com/ e corrija os possíveis erros de desempenho do seu site, caso haja.

E aí, gostou do artigo?  Compartilhe com seus amigos!

Eu falo com mais clareza sobre desempenho, SEO, velocidade  e várias outras dicas no meu ebook.

Um abraço.

Sidnei das Virgens

Profissional de internet marketing, ensinando as pessoas a como trabalhar a partir de casa usando apenas um computador com conexão a internet.

Website: http://www.centersucesso.com

1 Comentário

  1. Pingback: COMO GERAR TRÁFEGO – 7 dicas importantes para seu site | Como Fazer Dinheiro Online

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *